Lista de Histórico da(s) Localidade(s)
Código Histórico
1 A mudança da capital do Estado de Goiás foi planejada e tomou a forma de diversas propostas desde 1753 devido ao deslocamento do centro dinâmico da economia do centro oeste do ouro para a agropecuária. Contudo, ocorreu apenas com a revolução de 1930, através do interventor federal Pedro Ludovico Teixeira em 1933 em consonância com a política de ocupação do interior do país instaurada por Getúlio Vargas. A pedra fundamental da cidade de Goiânia foi lançada em 24 de outubro de 1933 por Pedro Ludovico Teixeira, como homenagem aos 3 anos do início da Revolução de 1930.
O Decreto Estadual nº 327 de 02/08/2018 elevou Goiânia a categoria de município a partir dos territórios dos municípios de Campinas e Hidrolândia, e desmembrado dos municípios de Anápolis, Bela Vista de Goiás e Trindade.
Dentre as principais atrações turísticas da cidade destacam-se as centenas de bares, os diversos parques, o Centro Cultural Oscar Niemeyer que é o principal palco de shows nacionais, exposições de arte e ponto de encontro de esqueitistas e patinadores, o estádio de futebol Serra Dourada, autódromo, bem como a Praça Cívica e a Avenida Goiás.
Os feriados municipais de destaque são o dia da Nossa Senhora Auxiliadora em 24 de maio e o Aniversário de Goiânia em 24 de outubro.
3 O povoamento do município iniciou-se por volta de 1728, com a construção de um rancho para apoio das tropas que adentravam pelos gerais. Nas imediações de Catalão, permaneceu um dos capelães da comitiva, Frei Antônio, originário da Catalunha (Espanha), apelidado de o Catalão, juntamente com três companheiros, que resolveu criar um ponto de pouso nas proximidades do Córrego do Almoço. Tornou-se parada dos bandeirantes que iam em direção à região aurífera localizada no centro do estado, transformando-se em um centro de abastecimento das bandeiras.
Em 1828, o povoado de Catalão contava com cinco casas de telhas e vinte ranchos de capim. Em 1833, o arraial é elevado à categoria de vila, desmembrando-se da comarca de Santa Cruz. Em 1850, abrangendo Ipameri e Corumbaíba, tornou-se comarca com a denominação de Comarca do Rio Paranaíba e, em 19 de julho de 1859, a Vila de Catalão elevou-se à categoria de cidade. Em 20 de agosto de 1859, Catalão tornou-se cidade legalmente constituída, mas, somente em 1938 a Comarca do Rio Paranaíba passou a denominar-se Comarca de Catalão.
Principais atrações turísticas de Catalão: Congadas (desde 1820); Expo Catalão (feira agropecuária), em julho; Carnaval; Praias do Rio Paranaíba; Morro São João abriga a Capela de São João Batista erguida em 1928, vista panorâmica de toda a cidade; Rede Ferroviária; Morro do Urubu, Serra do Quebra-Chifre, Cachoeiras: Mata Padre, do Sertão, São Bento e Rio Verde.
Principal feriado do município é o Aniversário de Catalão comemorado em 20 de agosto.
6 Anápolis começou a ser povoada em meados do século XVIII por tropeiros de diferentes províncias em direção às lavras de ouro de Meia Ponte (Pirenópolis), Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Bonfim (Silvânia) e Vila Boa (Cidade de Goiás). Em 1872 passou da categoria de povoação à de freguesia. Este local, mais tarde, seria chamado de Freguesia de Santana das Antas. Em 1887 foi elevada de freguesia à vila. Entretanto, a instalação oficial aconteceu em setembro de 1889.
Destaca-se que foi a primeira cidade do estado a contar com energia elétrica, 1924; em 1927 foi fundado o Hospital Evangélico Goiano, referência para a época; e foi criado em 1976, com o objetivo de agregar valor à produção agropecuária e mineral da região, o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).
Principais atrações turísticas de Anápolis: Museu de Artes Plásticas Loures, Museu Histórico, Teatro Municipal, Planetário Digital e observatório astronômico, Base Aérea de Anápolis, Mercado Municipal, Feira Artesanal, centros de compras e cinco parques (Parque da Matinha, Parque JK, Parque da Cidade, Parque Liberdade e Parque Ambiental Ipiranga).
Principais feriados do município: 26 de julho em que se comemora o dia da padroeira da cidade (Sant´ana) e dia 31 de julho a emancipação da cidade.
10 Em 1961 Benedicto Arystogogo, em companhia do Dr. Clayton Leão e de Jeová Pires Sardinha, negociaram uma gleba de terras de 32 alqueires denominada Fazenda Veredão. Assim, iniciou-se a demarcação da futura cidade, bem como a venda dos lotes a partir de 1962. Benedicto era um conhecido visionário no Estado de Goiás, nessa época, já havia fundado os povoados de Riverlândia (Rio Verde) e Vila Brasil (Santa Helena de Goiás). Fixaram-se no local os primeiros moradores: Carmo Gramulha, comerciante no ramo de armazém; José Pereira Nunes, com um posto de gasolina, Reginaldo Vasconcelos, Pelegrino e muitas outras famílias procedentes das regiões vizinhas.
Assim surge Acreúna, por volta de 1964, às margens da rodovia BR-060, que estava em construção e ligaria Brasília ao Acre. Por estar nas margens do município de Paraúna, surge-se o nome Acreúna com a junção de Acre e una. O município foi criado pela Lei Estadual nº 8.086 de 14 de maio de 1976 e posterior aprovação do presidente da República, adquirindo autonomia político-administrativa e tornando-se o 223º município goiano.
14 O município se formou por meio da aglutinação de pessoas ao lado da BR-070, corredor de saída do Distrito Federal com fluxo intenso de muitas pessoas tanto de Brasília como de outras cidades próximas. Segundo moradores pioneiros, o nome do município deve-se a uma nascente de água que, em homenagem, recebeu o seu nome.
Foi elevado a categoria de município em 1995 pela lei estadual nº 12797 desmembrando-se de Santo Antônio do Descoberto.
Dentre as atrações turísticas destaca-se o Parque Estadual do Descoberto, área de preservação ambiental aberta aos finais de semana.
Os principais feriados municipais são 12 de outubro, Aniversário da Cidade; 30 de novembro, Dia do Evangelho; e 15 de dezembro, Dia da Bíblia.
24 Aparecida de Goiânia surgiu a partir de doação de terras por um grupo de fazendeiros locais. A intenção era instalar um local para celebrações da igreja católica na comunidade próxima. Assim, no dia 3 de maio de 1922 ocorria a primeira missa campal no que viria a ser esse expressivo município. A cruz daquele evento é a mesma que se encontra na igreja Matriz no centro da cidade.
No dia 11 de maio de 1922, realizou-se a segunda missa campal, onde foi construída a capela da padroeira do arraial, recebendo mais tarde o nome de Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Neste mesmo ano, iniciou-se a construção da igreja que deveria ser levantada com o auxílio do povo da região.
As pessoas doaram madeira, areia, adobes, pedra, telha, carreto e outros serviços. No mesmo local da capela construiu-se a igreja da praça do jardim, conhecida atualmente como Praça da Matriz.
Com o tempo, a cidade cresce e passa a ser conhecida como Arraial de Aparecida. Elevado à categoria de município com a denominação de Aparecida de Goiânia, ex-Goialândia, pela Lei Estadual n.º 4.927, de 14/11/1963, desmembrando-se de Goiânia. O aniversário é comemorado em 11 de maio.
37 Bela Vista de Goiás surgiu com doações de terras por José Bernardo Pereira e José Inocêncio Teles para construção de uma casa de oração dedicada ao culto da santa católica Nossa Senhora da Piedade. Isso na primeira metade do século XIX à margem do córrego Sussuapara, próximo aos centros de mineração Bonfim e Santa Cruz.
O Distrito Bela Vista foi criado pela Resolução n.º 612, de 30-03-1880, subordinado ao município de Bonfim. Tempos depois, em 05/06/1896 com Lei Estadual n.º 100 foi desmembrada de Bonfim e elevado à categoria de município.
Em 1943 mudou o nome para Sussuapara e em 1953 pela Lei Estadual n.º 755, de 22-07-1953 passou a ser chamada Bela Vista de Goiás. Cinco de junho é feriado municipal em comemoração ao aniversário da cidade.
53 A área em que hoje reside o município foi visitada pela primeira vez em 1722 por Bartolomeu Bueno da Silva que chamando-lhe a atenção um riacho com águas quentes e vestígios de ouro. Após encontrar ouro Bueno seguiu viagem. Coube então a Martinho Coelho de Siqueira iniciar o movimento de aglomeração de lavradores em torno das fontes termais. Em 1777 foram descobertas as fontes termais que margeiam o córrego de Lavras que receberam o nome de Caldas Novas, bem como ouro na região levando à construção de propriedade junto à margem esquerda do córrego por parte de Coelho de Siqueira. Este local foi denominado de Fazenda de Caldas. Tanto a atividade garimpeira quanto as fontes termais atraíram os moradores que construíram as primeiras moradias dando origem a primeira povoação.
Caldas Novas surgiu primeiro como Distrito em 1857 pela Lei Provincial nº 6 subordinado ao município de Morrinhos e foi elevado à categoria de município em 1911 pela Lei Estadual nº 393 com a mesma denominação.
Caldas Novas é uma cidade turística, destacando-se as dezenas de hotéis, pousadas e áreas de camping todos utilizando-se das águas quentes como atrativo. Há também diversos parques aquáticos com grande quantidade de brinquedos e também regiões preservadas onde se realizam trilhas e outras atividades voltadas ao turismo ambiental.
Dentre os feriados municipais estão o aniversário da cidade em 21 de outubro e o dia da padroeira da cidade Nossa Senhora das Dores em 15 de setembro.
75 A história de Cristalina inicia-se por volta de 1797 com a chegada dos Bandeirantes que descobriram por acaso a existência do Cristal de Rocha. Todavia, pouca importância foi dada a esse minério de pequeno valor naquela época. Contudo, em 1879, dois franceses, Etienne Lopes e Leon Labousière começaram a comercializar parte desses minérios com Paris, em um contexto, no qual o preço se mostra compensador. Isso atraiu vários garimpeiros e começaram a formar os primeiros núcleos habitacionais.
Em 1901, Marciano Aguiar, Nicolau Batista de Oliveira, Plácido de Paiva e outros, solicitaram ao governo estadual, que fosse o Arraial de São Sebastião da Serra dos Cristais elevado à categoria de Distrito, fato esse registrado pela Lei n° 15, de 12 de outubro.
Em 16 de janeiro de 1916 foi elevada à categoria de vila, anexada ao município de Santa Luzia. Em julho do mesmo ano, pela Lei Estadual n° 533, a vila foi elevada a município autônomo, desmembrando-se de Santa Luzia. A instalação do município só se deu no dia 15 de janeiro de 1917. Recebeu, então, a nova entidade, a denominação de São Sebastião dos Cristais. Esse nome foi modificado para Cristalina em 1918, que é conservado até hoje.
Na década de 1970, com a chegada de produtores rurais do Sul do país, o cenário extrativista deu lugar ao plantio de diferentes culturas. As boas condições climáticas e do solo permitiram que o município se tornasse uma potência da agropecuária estadual e nacional.
As principais atrações turísticas: Igreja Matriz de São Sebastião, Cachoeiras da Praia das Lajes, Garimpo de Cristais e a Pedra Chapéu do Sol. E os principais feriados municipais: 20 de janeiro (dia do padroeiro, São Sebastião), 16 de maio (dia do Garimpeiro), 18 de julho comemora-se o aniversário da cidade (dia da emancipação do município em 1916) e 31 de outubro (dia da Reforma Protestante).
93 Os primeiros históricos de Formosa remontam da terceira década do século XVIII, quando Goiás ainda pertencia à Capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de febre amarela que assolou a região. Nas proximidades da Lagoa Feia, os boiadeiros e garimpeiros que faziam o trajeto entre Bahia e Minas Gerais, rumo às minas dos Guaiazes, com medo da doença, escolheram o local de suas paradas para descanso. Ali levantaram as primeiras choupanas cobertas e cercadas com couro de boi, dando origem ao primeiro nome da localidade: Arraial dos Couros.
A salubridade do clima e a oportunidade de bons negócios atraíram garimpeiros e fazendeiros de outras regiões, que passaram a se dedicar à formação de fazendas e ao comércio de couros.
Em 1838, foi elevado à categoria de freguesia e, posteriormente, em 1843, diante das suas belezas naturais e buscando homenagear a imperatriz Dª Teresa Cristina, foi elevado à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Formosa da Imperatriz. Em 1877, passou à categoria de cidade, com o nome de Formosa.
No dia 01 de agosto comemora-se o aniversário da cidade.
96 O município de Goianésia originou-se das fazendas Calção de Couro, São Bento, Itajaí e parte da Lavrinha de São Sebastião. O início do povoamento se deu através do mineiro Laurentino Martins Rodrigues que ergueu um cruzeiro às margens do córrego Calção de Couro fundando o povoado Calção de Couro. O povoado tornou-se distrito de Jaraguá em 10 de agosto de 1949, Lei nº 10, denominado Goianésia.
Foi o farmacêutico Salvador Leite que articulou a emancipação política do então distrito publicada no diário oficial do estado em 24 de junho de 1953, Lei nº 747, mantendo a mesma denominação.
Dentre as atrações turísticas destacam-se o Parque da Lagoa Princesa do Vale que conta com 01 espelho d´água, área para shows, e o Museu Histórico Mário Augusto Alves que integra o Centro Cultural Berchiolina Rodrigues, contendo registros históricos da cidade. O feriado municipal que se destaca é o dia 24 de junho, data da emancipação política.
97 Conta-se que o município Goianira, até então São Geraldo, surgiu com doações de terras para construção da capela para invocação do santo católico Geraldo Majella. Datado em 1920 e fundado pelo Padre Pelágio Saúter, vigário da Paróquia Trindade.
Mais tarde, o Distrito de São Geraldo foi agregado ao município de Goiânia pelo decreto estadual Nº 327 de 02/08/1935. A emancipação de Goiânia aconteceu em 1958 por lei estadual de nº 2.363 de 09/12/1958 e elevado à categoria de município com a denominação de Goianira.
Até chegar ao nome atual do município, houve várias outras denominações. Em 1940, o distrito de São Geraldo teve o nome alterado para Itaim, que durou até 1942, depois foi novamente alterado para Itaitê, depois das reivindicações dos fundadores e moradores, junto as autoridades de Goiânia a cidade voltou a chamar São Geraldo, permanecendo com este nome até 1947. Na década de 1950, o nome Goianira foi escolhido e aprovado pela maioria de sua população, em homenagem a filha da primeira professora da escola Estadual de São Geraldo.
Comemora-se em 25 de março o aniversário da cidade.
99 A história de Goiatuba começa por volta de 1800 com a chegada de bandeirantes paulistas que foram para a região em busca de ouro e outras pedras preciosas, contudo, sem muito sucesso. Tempos depois, em 1860, mineiros chegaram e devido principalmente a facilidade para adquirir as terras e produtividade do solo, alí se fixaram. Em 1892 Manuel Vicente Rosa, Manoel Bernardo da Costa e Cândido Luiz de Castilho doaram terras ao padroeiro São Sebastião e construiram uma capela. Aos poucos, em sua volta foram recebendo aglomeração de casas e assim formou-se o povoado com nome de São Sebastião das Bananeiras. Em 1900, elevou-se à categoria de distrito e subordinado ao município de Santa Rita do Paranaíba, atual Itumbiara. No entanto, em 1919 o distito foi anexado ao município de Morrinhos.
O desmembramento de Morrinhos foi conquistado 31 anos depois, em 21 de janeiro de 1931. O distrito passou a categoria de município e ainda com a mesma denominação (São Sebastião das Bananeiras). Contudo, a designação do nome Goiatuba somente aconteceu com o Decreto Lei Estadual número 1233, em 31 de outubro de 1938. O nome tem origem tupi, Goia deriva-se de Goiás e tuba, grande.
Comemora-se o aniversario da cidade em 21 de janeiro.
111 Situado as margens da Estrada Real, estrada que levava a cidade de Goiás, então capital da província, Inhumas surgia com o nome Goiabeira. Por ser ponto de descanso para tropeiros, o vilarejo surgiu a partir da referência de um extenso goiabal.
A criação do Distrito de Goiabeiras se deu em 27 de março de 1896. Em 02/12/1908 alterou-se o nome de Goiabeira para Inhumas, muito embora ainda pertencesse a Curralinho (hoje Itaberaí). A escolha se deu pela ave de mesmo nome presente na região. Por fim, Inhumas emancipa-se pelo Decreto Estadual nº 602 de 19/01/1931, desmembrado de Itaberaí.
A marcha para o Oeste promovida pela revolução de 1930 fortaleceu o interesse de imigrantes pelas terras do município chegando a ser chamada de "Princesinha do Cerrado" devido à ótima fertilidade das terras.
Comemora-se o aniversário do município em 19 de março.
116 A cidade de Itaberaí surgiu primeiro como um arraial próximo a fazenda Palmital, por volta de 1770, conhecido como Curralinho. A formação do município ocorreu devido a devoção dos trabalhadores da região que se juntaram e edificaram uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Abadia (no mesmo local que hoje se encontra Igreja Matriz).
A Freguesia foi criada com a denominação de Nossa Senhora da Abadia do Curralinho pela Lei Provincial nº 5 de 1840. A Lei provincial nº 416 de 1868 elevou-o a categoria de Vila com a mesma denominação e se desmembrando do município de Goiás. Foi elevado a condição de Cidade em 1903 pela Lei Estadual nº 253. A cidade tornou-se Itaberahy em 1924 por iniciativa do deputado coronel Benedito Pinheiro de Abreu, o nome significa "Rio das Pedras Brilhantes" na língua guarani. Pela Lei Estadual nº 762 o Município de Curralinho passou a ser chamado Itaberaí em 1924.
Dentre as atrações turísticas destacam-se a Casa da Cultura Coronel João Caldas, a Vinícola Goiás e o Museu Máquinas Agrícolas de Franca.
Como feriados municipais existem o dia de São Sebastião no dia 20 de janeiro, o dia de Nossa Senhora da Abadia em 15 de agosto e o Aniversário de Itaberaí no dia 9 de novembro.
124 Itumbiara surgiu em 1824 com a construção de uma estrada para ligar as cidades Anhanguera e Uberaba. Foi erguida uma capela e Santa Rita foi eleita padroeira do povoado, o qual passou a ser chamado de Porto de Santa Rita em 1852. Em 1909, aconteceu a instalação do município e em 1915 foi elevada à categoria de cidade.
O município é considerado o portal de entrada do estado de Goiás, pois, em 1909 foi inaugurada a primeira ponte sobre o Rio Paranaíba que liga os estados de Goiás e Minas Gerais. Considerada um marco para a integração de Goiás à vida econômica do país, a Ponte Pênsil Affonso Penna é tida como uma das primeiras do Brasil, sustentada apenas por suas bases em pedra de cada lado do rio. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) em 2012.
A Ponte pênsil Affonso Penna é uma das atrações turísticas, bem como a Praça da República e a Ponte Engenheiro Cyro Gomes. O ecoturismo apresenta destaques como a Cachoeira do Salitre e o Lago da Represa do Rio Paranaíba. Além de eventos festivos e religiosos: festa de São Sebastião (20 de janeiro), festa de Santa Rita de Cássia (maio), Quermesse de Cristo Rei (maio), procissão fluvial de Nossa Senhora das Graças, Semana Ecológica (junho), exposição agropecuária (setembro); e a Feira de Indústria e Comércio do Sul de Goiás (Exposul).
O principal feriado municipal é a comemoração do aniversário da cidade em 12 de outubro.
128 Jataí foi constituída no período de expansão do gado, em um movimento que ocorreu da região leste do Brasil em direção à região oeste. Este movimento foi composto, principalmente, por colonizadores mineiros e paulistas. O primeiro núcleo de povoamento iniciou-se após 1837, sendo denominado de Paraíso. Elevada à categoria de vila em 1882 desmembrou-se do município de Rio Verde. O nome Jataí foi atribuído ao município em 1885.
No início do processo de colonização predominava a busca pelo ouro, contudo, a região do sudoeste goiano apresentava uma riqueza natural que propiciou o desenvolvimento de atividades agrícolas, e, Jataí está, atualmente, entre os municípios do estado que se destacam na produção agropecuária.
Principais atrações turísticas de Jataí: lago Bom Sucesso, Hotel Thermas Bonsucesso, Thermas Park Jatahy, parque ecológico JK, parque ecológico Diacuí, parque ecológico Samuel Graham, Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia, Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos, Museu de Arte Contemporânea de Jataí e Memorial JK.
Principal feriado do município é 31 de maio, dia em que se comemora o aniversário da cidade.
135 Uma das cidades mais antigas de Goiás, inicialmente chamada de Santa Luzia, em homenagem a sua santa padroeira, começou a ser povoada em meados do século XVIII, decorrente da atividade de mineração. Em 1833 passou da categoria de arraial à de vila, e em 1867 foi elevada à categoria de cidade. Em 31 de dezembro de 1943, por meio do decreto-lei estadual nº 8.305, passou a se denominar Luziânia.
Em 1960, a transferência da capital federal para Brasília favoreceu o desenvolvimento do município, assim como seu crescimento populacional. Atualmente, Luziânia é o quinto município mais populoso de Goiás e possui grandes empreendimentos agroindustriais, compradores de grão da região, que se destacam na comercialização com o mercado externo.
Principais atrações turísticas de Luziânia: Igreja Nossa Senhora do Rosário, casarões da Rua do Rosário, Morro da Canastra, Palácio das Andorinhas, Cachoeira de Saia Velha, Serra dos Angicos, Canal do Rio Corumbá e Lago da usina Corumbá IV. E os principais feriados do município: 25 de maio - Folia de Rua; 30 de junho - Evangélico; e 13 de dezembro - aniversário da cidade.
143 O município nasceu como povoado conhecido por Patrimônio do Beja em 1965 devido seu surgimento diretamente relacionado ao comercio e seu primeiro comerciante Benjamin Tavares da Silva, conhecido como Beja. As terras para a regulamentação foram doadas por Sr. Jeová Seabra Campos, Darcy Lopes Martins e Pedro Coelho de Souza Barros.
Em 1969 Patrimônio já contava com uma igreja de paredes de madeira roliça e cobertura de palha de buriti, construída pelos padres Pedro e Miguel. Foi elevado à categoria de município em 1976, Lei Estadual nº 8025, com o nome de Minaçu "Mina Grande" em tupi-guarani.
Em atrações turísticas destacam-se a Praia do Sol, uma ilha ligada por ponte ao município no Lago de Cana Brava, e o serviço de hotelaria. Quanto a feriados municipais têm-se o dia 14 de maio, aniversário da cidade.
144 Em 1905, a cidade de Mineiros foi elevada à condição de povoado, vindo a se emancipar em 1938. As primeiras famílias, que fixaram residência em Mineiros, vieram do estado de Minas Gerais, provenientes da região do Triângulo Mineiro, e começaram a desbravar a região conhecida como Sudoeste Goiano à procura de ouro e diamantes. Com o crescimento do povoado, ergueu-se a primeira igreja, hoje a Matriz do Divino Espírito Santo. Pouco tempo depois novas ricas jazidas de diamantes às margens do rio Verde foram descobertas que atraiam aventureiros de toda a parte, formando assim a cidade. Entre 1938 e 1970 a cidade de Mineiros ainda era considerada uma extensão do campo, tendo como base econômica, desde a origem, a pecuária de corte.
Considerada uma das cidades com melhor estrutura turística, Mineiros conta com centenas de cachoeiras catalogadas e um conjunto de serras. Possui uma rica variedade de fauna, flora, piscinas naturais, grutas e abrigos, com destaque para o morro da Pedra Aparada e o Parque Nacional das Emas, sendo este, a principal atração turística.
Criado por decreto em 1961, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Nacional das Emas é uma das unidades nacionais de conservação e proteção integral da natureza, compreendendo uma área superior a 132 mil hectares dos municípios de Mineiros/GO, Chapadão do Céu/GO e Costa Rica/MS. Encontram-se, preservadas pelo parque, várias nascentes dos rios Jacuba e Formoso, afluentes do rio Parnaíba da bacia do rio Paraná. Comemora-se o aniversário do município em 31 de outubro.
158 Niquelândia é um dos municípios mais antigos do estado de Goiás, fundada em 1735 pelos bandeirantes portugueses Manoel Rodrigues Tomar e Antônio de Souza Bastos que desbravam a região em busca de ouro. Em 1755, o Distrito foi criado com a denominação de São José do Tocantins. Era vinculado ao antigo município de Trairas e dele foi desmembrado no ano de 1833 e elevado à categoria de vila, mantendo o mesmo nome (São José do Tocantins).
A denominação de Niquelândia decorreu devido ao minério níquel. Em 1938, o minerador alemão Freimund Brockers encontrou a 2ª maior jazida de níquel do mundo na época. Essa descoberta atraiu exploradores do Brasil inteiro, fazendo com que a vila de São José do Tocantins crescesse rapidamente, trazendo prosperidade à região e tornando-a famosa no mundo inteiro. Atualmente possui uma das maiores reservas de níquel do mundo.
O município se destaca no atrativo turístico, por ser uma das cidades mais antigas do estado, possui um rico patrimônio histórico-cultural formado por igrejas e casarões. Com relação ao turismo religioso, ocorre a tradicional romaria em homenagem a Nossa Senhora da Abadia do Muquém. Também, o Lago da Serra da Mesa, o quinto maior lago artificial do Brasil em volume de água, propicia uma atração para pesca esportiva e para atividades de ecoturismo. Comemora-se em 19 de março o aniversário da cidade.
187 Não se sabe, ao certo, quando se deu a fundação do município, contudo, tem-se que Planaltina surgiu no início do século XIX e foi desbravada por bandeirantes paulistas, que chegaram à procura de ouro. Conta-se que, na região, por volta de 1812, vivia um armeiro famoso chamado ´o Mestre d´ Armas´, muitas pessoas saiam de várias regiões à sua procura. Por isso, em 1880, foi criado o distrito com denominação de Mestre D´Armas, em homenagem ao armeiro.
Em 1891, com o Decreto Estadual n.º 52, houve o desmembramento de Formosa. Tempos depois, em 1910, passou a ser chamado Altamir. A denominação de Planaltina ocorreu com a Lei Estadual n.º 541, de 14-06-1917.
Comemora-se o aniversário do município em 19 de março.
194 O povoamento ocorreu em meados do século XIX e foi motivado por incentivos fiscais que atraíram fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, desbravadores, à procura de novas terras, momento em que o governador provincial de Goiás Luiz Gonzaga de Camargo Fleury isentou por 10 anos o pagamento de impostos para a criação de gado e cavalo.
A cidade teve início em 1868, com a fundação de uma pequena igreja e a casa comercial do coronel Antônio Rodrigues Pereira. Em 29 de julho de 1879 elevou o povoado de Abadia do Paranaíba à condição de Freguesia de Nossa Senhora D´Abadia do Paranaíba, ainda apelidada de Capelinha. Em 10 de julho de 1894, o município passou a ser distrito de Rio Verde, mantendo o mesmo nome de freguesia.
A emancipação municipal ocorreu em 22 de janeiro de 1944 com o nome de Quirinópolis, em homenagem ao coronel José Quirino Cardoso, um dos fundadores, data em que é comemorado o aniversário do município.
198 Rio Verde surgiu com a isenção de pagamento de impostos para criadores de gado bovino e equino. Por volta do ano de 1840, José Rodrigues de Mendonça e sua família estabeleceram-se às margens do rio São Tomás, denominando as terras de fazenda São Tomaz. Em 1846, doaram sete sesmarias de suas terras para o patrimônio da igreja e construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores. A partir daí, surgiu o Arraial de Nossa Senhora das Dores de Rio Verde. Logo depois, em 1848, através da Lei Provincial, a vila foi elevada à categoria de Distrito de Rio Verde. Em 1854, o povoado Dores de Rio Verde foi elevado à categoria de vila. Por fim, o povoado foi elevado à condição de cidade com a denominação de Rio Verde, pela lei provincial nº 670, de 31 de julho de 1882.
O turismo em Rio Verde é bastante diversificado e possui um rico patrimônio histórico, cultural e religioso na área urbana. Conta, também, com belezas naturais com diversas cachoeiras. Além disso, impulsionado pelo agronegócio, o crescimento de Rio Verde tem gerado o desenvolvimento de um setor em expansão em Goiás e no país, o turismo de negócios.
Os principais feriados minicipais são: 20 de janeiro comemora o dia do padroeiro da cidade, São Sebastião e 05 de agosto comemora o aniversário da cidade.
213 A origem da cidade remonta a 1722, em pleno ciclo do ouro do Brasil colônia. Bartolomeu Bueno da Silva é responsável pela primeira exploração de ouro e construção da primeira capela dedicada a Santo Antônio de Pádua e uma cruz de madeira no alto do Morro Montes Claros.
Tornou-se distrito subordinado a Luziânia em 1964, Lei Municipal nº 493 já denominado Santo Antônio do Descoberto e emancipado em 1982 pela Lei Estadual nº 9.167 com mesma denominação.
Quanto ao turismo destaca-se o turismo religioso para o Santuário de Santo Antônio do Descoberto e as Cavalgada da Briosa, evento tradicional da cidade. Nos feriados o município conta com o Dia Internacional da Mulher 08 de março, a Emancipação do Município 14 de maio, Dia de Santo Antônio do Descoberto 13 de junho, Dia da Consciência Negra 20 de novembro e Dia do Evangelho 30 de novembro.
223 O município surgiu por volta de 1930 atraído por garimpeiros. O povoamento foi intensificado após a construção da ponte que liga Goiás a Minas Gerais, em 1935. Sendo os pioneiros Leopoldo Moreira, Alberto Reis Machado, Andiara Bitencourt e Antônio Santarem.
Em 1957, o povoado do Canal de São Simão foi elevado a distrito, com o nome de Mateira, ligado a Paranaiguara. No ano seguinte, com a Lei Estadual n° 2.108, de 14 de novembro de 1958, foi elevado à categoria de município, com a denominação de São Simão.
São Simão está localizada no Sul do Estado entre às margens do Rio Paranaíba e do antigo Canal de São Simão, um canal de aproximadamente 600 metros de largura contornado por pedras. Em homenagem a esse estreito o nome gentílico de São Simão é canalense. Contudo, após a construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, o canal ficou submerso.
As principais atrações turísticas são ligadas ao ecoturismo, tem-se o Lago Azul, criado pela barragem da Usina em que formam várias ilhas e praias onde é possível a prática de esportes náuticos, as Cataratas do Itaguaçu e as corredeiras do Rio Claro onde pode ser praticada a canoagem e a pesca. 
Os principais feriados são: 03 de outubro que é aniversário da cidade e data da instalação do município em 1975, 28 de outubro dia do Padroeiro e do Servidor Municipal e 14 de novembro que comemora a emancipação política.
224 A história de Senador Canedo está relacionada à construção da estrada de ferro da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) na década de 30. O crescimento do município ocorreu na trilha aberta pela ferrovia que atraiu as primeiras famílias de trabalhadores, oriundos de Minas Gerais e Bahia. A Fazenda Vargem Bonita, de propriedade do Senador Antônio Amaro Canedo, foi o local escolhido para montar os acampamentos que acolheram os trabalhadores, dando início à povoação. Próximo à estação ferroviária surgiram a zona central e os primeiros estabelecimentos comerciais. Em 1953, o povoado foi elevado à condição de distrito de Goiânia e em 1988, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou a emancipação do município, através da Lei nº 10.435 sancionada em 9 de janeiro de 1988 pelo então governador Henrique Santillo.
Principais atrações turísticas de Senador Canedo: Cristo Redentor no Morro de Santo Antonio, a Praça Recreativae o Parque Boa Vista.
Principais feriados do município: dia 24 de maio se comemora o dia da padroeira da cidade (Nossa Senhora Auxiliadora) e dia 01 de junho a emancipação da cidade.
233 A história de Trindade guarda uma relação direta com a fé e a devoção. Mas, assim como vários outros municípios goianos, Trindade tem grande parte da sua gênese explicada pela ocupação de seu território pelos bandeirantes, em meados da primeira metade do século XVII. Em 1748, como consequência direta dessa ocupação, foi fundada a capitania de Goiás. O atual município de Trindade fazia parte do distrito de Santa Cruz, criado em 1776, o qual abrangia a parte sul dessa capitania.
Por volta de 1840 a história de fé do município ganha seus principais contornos. Foi nas terras pertencentes à Campininha das Flores ou Campinas (atual bairro de Goiânia), onde havia um aglomerado urbano, conhecido como Barro Preto, que Constantino Xavier Maria e sua esposa Rosa, certo dia, roçando um pasto, encontraram um medalhão de barro, em que estava gravada a Imagem da Santíssima Trindade. Esse acontecimento atraiu inúmeros fiéis, permitindo que em 1866, fosse construída, com donativos, uma capela, denominada Capela-Mor do Santuário.
Em 1909, por força de lei municipal, o arraial de Barro Preto passa a se chamar Trindade. Em 1943, o arcebispo de Goiás Dom Emanuel Gomes de Oliveira lançou como comemoração do centenário da romaria a pedra fundamental do que atualmente é o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Nesse mesmo ano passou à categoria de município, desmembrando-se de Goiânia. Em 1963, desmembram-se de Trindade os municípios de Santa Bárbara de Goiás e Campestre de Goiás, definindo assim a divisão territorial desse importante município goiano.
Principais atrações turísticas: Museu Memorial de Trindade, Parque Municipal, Igreja matriz de Trindade conhecida pelo nome de Santuário Velho datada de 1912 e tombada em 2012 pelo IPHAN como patrimônio artístico e cultural, a Via Sacra, Igreja Do Santíssimo Redentor (Igreja Padre Pelágio), Vila São José Bento Cottolengo e a Romaria de Trindade, festa do Divino Pai Eterno celebrado no primeiro domingo de julho, o evento mais importante do município que atraí turistas de várias partes do país.
Principal feriado é em 31 de agosto e comemora-se a instalação do município.
238 O município surgiu como povoado quando da construção da Capela de Sant´Ana por Cel. Gaspar em 1913 que doou a área para a formação do povoado chamado de Sant´Ana. O povoado foi categorizado como distrito em 1924 subordinado ao município de Pilar, Lei Municipal nº 1. Foi elevado à categoria de município em 1931 com a denominação de Santana, Decreto Estadual nº 1.204. O Decreto-lei Estadual nº 8.305 de 1943 renomeou o município de Santana para Uruaçu que significa "Pássaro Grande" em tupi-guarani.
As atrações turísticas do município são o Museu de Arte Sacra de Uruaçu e o Memorial Serra da Mesa. Os feriados são 04 de julho Aniversário de Uruaçu e 26 de julho dia de Nossa Senhora Sant´Ana.
241 A história de Valparaíso de Goiás iniciou-se em 1959 com o primeiro loteamento chamado de Parque São Bernardo, onde foram recebidos vários migrantes, que chegaram para trabalhar na construção de Brasília. Atualmente, esse loteamenteo é um bairro do município.
A inauguração do Núcleo Habitacional Valparaíso I, em 1979, foi um marco histórico para o município, mas a instalação só ocorreu tempos depois, em 1995, quando houve a emancipação de Luziânia já com o nome Valparaíso de Goiás. Esse nome foi dado em homenagem ao engenheiro responsável pelo projeto habitacional, natural de Valparaíso, no Chile.
Valparaíso de Goiás é um município muito jovem, em 2017 completou 22 anos.
O aniversário da cidade é comemorado em 15 de junho.